A Diretoria de Meio Ambiente (DMA/UFRN) realiza, entre os dias 1° e 5 de abril, a primeira edição da EcoArte de 2024. O evento é organizado pelo Programa de Educação Ambiental (ProEA) da DMA e apresenta ao público ecoprodutos, produtos de economia solidária e serviços sustentáveis. A exposição acontece no Centro de Convivência da UFRN, no Campus Central, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
Garantindo a sustentabilidade do planeta e a economia solidária, a ação também objetiva mostrar o resultado da transformação de materiais recicláveis em produtos reutilizáveis. A EcoArt pretende ainda ressignificar a reciclagem e valorizar quem trabalha na área. Os itens são elaborados por profissionais que buscam desenvolvimento sustentável do ambiente. Consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua confecção e garantem emprego aos produtores, sendo facilmente reaproveitados ou reciclados.
De acordo com a Diretora de Meio Ambiente da UFRN e coordenadora do evento, Marjorie Medeiros, a mostra tem características fundamentais: todos os produtos são artesanais e têm a perspectiva da sustentabilidade ou fazem parte da tradição local. “Por exemplo, as comidas típicas devem ser produzidas pelo próprio artista autônomo ou organizadas em grupos de economia solidária”, explica.
A coordenadora conta, ainda, que a mostra é um convite à reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos. “É importante orientar que os indivíduos se tornem conscientes dos caminhos e das finalidades de seus resíduos antes de descartá-los. Num contexto de emergência climática, reduzir a geração de resíduos é algo pertinente e urgente”, relata.