Educadora dá dicas de aperfeiçoamento para uma leitura ativa e mais produtiva

De acordo com a professora da UnP, Emanuelle Araújo, algumas técnicas podem impulsionar o aprendizado

Ler é viajar para um mundo novo ou já conhecido, com a possibilidade de reforçar conceitos ou adquirir novos. Para quem já tem o hábito da leitura, parece fácil aprender com os livros, mas algumas técnicas podem ajudar quem precisa extrair conhecimentos, mas não tem tanta intimidade com as publicações escritas.

Independentemente do objetivo da leitura, este hábito pode ser otimizado com algumas técnicas da chamada “Leitura Ativa”. A leitura ativa provoca uma análise interior, de acordo com Emannuelle Araújo, docente de Pedagogia da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

“Estratégias de leitura são caminhos pelos quais um leitor pode abordar um texto, de modo a maximizar sua compreensão, seu processo de aprendizado e sua motivação. Para isso, é importante que o indivíduo tenha consciência de seu objetivo e, de forma intencional, siga algumas etapas antes, durante e após o contato com o texto”, explica.

Definir o objetivo da leitura, eliminar as distrações, ativar conhecimentos prévios, estabelecer previsões, ler em voz alta e fazer perguntas ao texto são algumas das etapas ensinadas por Emanuelle.

“Essas técnicas tiram o leitor de um lugar passivo e o colocam em movimento ao longo do percurso do texto. Isso contribui para entender, fixar e elaborar melhor o conteúdo que o material apresenta”, destaca a especialista.

Quantidade e qualidade

Quantidade de leitura não significa qualidade de leitura, isso porque a qualidade e a forma como se lê algo é mais relevante do que a quantidade de páginas que se lê sobre um determinado assunto. A professora explica que ler não precisa ser um ato isolado em si e que utilizar técnicas, como as da “Leitura Ativa”, pode tornar o processo prazeroso.

“O sujeito confronta sua compreensão prévia do assunto com novas informações, o que leva à construção ou solidificação do conhecimento. Além disso, ela pode proporcionar uma experiência emocional gratificante”, avalia Emannuelle.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Matérias recentes

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

Publicações Recentes

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.