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Especialista dá dicas sobre como utilizar as redes sociais para alavancar vendas da Páscoa

Data pode ser lucrativa até para negócios que não estão diretamente relacionados com gastronomia, avisa publicitário

Com a proximidade da Páscoa, os pequenos negócios que produzem chocolates têm uma oportunidade única de aumentar suas vendas. A data traz para as confeitarias  vendas tão intensas quanto um Natal no primeiro semestre, e assim as redes sociais se destacam como ferramentas essenciais para alcançar novos clientes e fortalecer o relacionamento com os já existentes. 

Saulo Malbar, professor do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio, destaca que “com um bom planejamento e conteúdo criativo, os pequenos negócios podem se destacar e alcançar sucesso nessa data comemorativa”, analisa.

Para ajudar os empreendedores, o especialista separou algumas dicas sobre como tirar o melhor proveito das plataformas digitais para o melhorar os negócios:

  1. Invista em imagens de boa qualidade: quanto melhores forem as fotos e vídeos, mais apetitoso o seu produto vai parecer. “E não precisa de equipamento profissional. Hoje em dia com uma boa iluminação, qualquer celular consegue registrar uma boa foto”, complementa Saulo.   
  2. Registre os bastidores: compartilhar vídeos sobre o processo de produção é um ótimo formato de conteúdo para o TikTok e para postar nos stories do Instagram, exemplifica o docente.
  3. Engajamento com o público: responder comentários, promover enquetes e interagir com os seguidores é uma estratégia que deve ser utilizada para construir relacionamentos sólidos.
  4. Use palavras-chave: utilizar termos estratégicos como “chocolate artesanal”, “ovo de colher” e a sua localização facilita para os clientes encontrarem o seu conteúdo nas ferramentas de busca de cada aplicativo 
  5. Parcerias com influenciadores: muitos produtores de conteúdo e influencers digitais aceitam receber degustações para incrementar seu material da época, sem cobrar nada a mais por isso. Mas é imprescindível selecionar os perfis que têm um público parecido com o do seu negócio e enviar amostras do seu produto. “Lembre-se de enviar também algum cartão explicando a sua história e como entrar em contato com você”, destaca o publicitário.

Vendas para outros setores

Saulo Malbar explica que até mesmo os comércios que não vendem produtos relacionados à Páscoa podem aproveitar a época para faturar mais. Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de um aumento de 4,5% nas vendas em relação ao ano passado, o que representa uma movimentação de R$ 3,4 bilhões prevista para a data em 2024.

“Esse é um período que gera um grande fluxo de pessoas em shoppings e centros comerciais, então se o empreendedor já estava planejando alguma promoção, esse pode ser o momento ideal para colocar em prática”, finaliza.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

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