Data pode ser lucrativa até para negócios que não estão diretamente relacionados com gastronomia, avisa publicitário
Com a proximidade da Páscoa, os pequenos negócios que produzem chocolates têm uma oportunidade única de aumentar suas vendas. A data traz para as confeitarias vendas tão intensas quanto um Natal no primeiro semestre, e assim as redes sociais se destacam como ferramentas essenciais para alcançar novos clientes e fortalecer o relacionamento com os já existentes.
Saulo Malbar, professor do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio, destaca que “com um bom planejamento e conteúdo criativo, os pequenos negócios podem se destacar e alcançar sucesso nessa data comemorativa”, analisa.
Para ajudar os empreendedores, o especialista separou algumas dicas sobre como tirar o melhor proveito das plataformas digitais para o melhorar os negócios:
- Invista em imagens de boa qualidade: quanto melhores forem as fotos e vídeos, mais apetitoso o seu produto vai parecer. “E não precisa de equipamento profissional. Hoje em dia com uma boa iluminação, qualquer celular consegue registrar uma boa foto”, complementa Saulo.
- Registre os bastidores: compartilhar vídeos sobre o processo de produção é um ótimo formato de conteúdo para o TikTok e para postar nos stories do Instagram, exemplifica o docente.
- Engajamento com o público: responder comentários, promover enquetes e interagir com os seguidores é uma estratégia que deve ser utilizada para construir relacionamentos sólidos.
- Use palavras-chave: utilizar termos estratégicos como “chocolate artesanal”, “ovo de colher” e a sua localização facilita para os clientes encontrarem o seu conteúdo nas ferramentas de busca de cada aplicativo
- Parcerias com influenciadores: muitos produtores de conteúdo e influencers digitais aceitam receber degustações para incrementar seu material da época, sem cobrar nada a mais por isso. Mas é imprescindível selecionar os perfis que têm um público parecido com o do seu negócio e enviar amostras do seu produto. “Lembre-se de enviar também algum cartão explicando a sua história e como entrar em contato com você”, destaca o publicitário.
Vendas para outros setores
Saulo Malbar explica que até mesmo os comércios que não vendem produtos relacionados à Páscoa podem aproveitar a época para faturar mais. Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de um aumento de 4,5% nas vendas em relação ao ano passado, o que representa uma movimentação de R$ 3,4 bilhões prevista para a data em 2024.
“Esse é um período que gera um grande fluxo de pessoas em shoppings e centros comerciais, então se o empreendedor já estava planejando alguma promoção, esse pode ser o momento ideal para colocar em prática”, finaliza.