Empreendimento monitora consumo em toda estrutura e economiza até 60% do volume utilizado; Brasil perde 40,3% da sua água potável na distribuição, diz relatório
Celebrado nesta sexta-feira (22), o Dia Mundial da Água levanta reflexões sobre a importância desse recurso para a vida no planeta. Segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) analisados pelo Instituto Trata Brasil em 2021, o Brasil perde cerca de 40,3% de toda a água potável captada nos sistemas de distribuição devido a vazamentos, fraudes e erros de medição.
Um agravante é que o número tem aumentado ao longo dos últimos oito anos: em 2015, o percentual da água potável produzida no país que foi perdida durante a distribuição era de 36,7%. Na contramão desse cenário alarmante em nível local e nacional, o Natal Shopping se destaca como um exemplo de governança corporativa com responsabilidade ambiental, graças às suas ações voltadas para a preservação dos recursos hídricos e o uso consciente da água.
No empreendimento, até 60% do volume que sai das torneiras consegue ser economizado graças às estratégias tecnológicas adotadas, como um software de automação responsável por monitorar o consumo de água em toda a estrutura do Natal Shopping.
Outra estratégia utilizada é o sistema de Osmose Reversa que, ao tratar a água do poço que abastece o shopping, reaproveita um volume que seria descartado, destinando essa água para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins. As torneiras do empreendimento também têm instalado um equipamento chamado de “arejador”: a peça redistribui o fluxo de saída d’água reduzindo sua vazão, o que diminui o fluxo, mas mantém a sensação de volume na lavagem das mãos.
Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping, enfatiza que práticas como essas, de uma governança focada no ambiental e social (ESG) são prioridades na estratégia do shopping e estão inseridas em todas as áreas de atuação do empreendimento.
“Nosso compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade vai além das iniciativas isoladas. Estamos constantemente buscando formas de reduzir nosso impacto ambiental e promover o uso responsável dos recursos naturais, como a água, além de cuidarmos muito bem do descarte dos resíduos produzidos pelo shopping e pelos lojistas. Essas práticas não apenas refletem nossa responsabilidade como empresa, mas também contribuem para um futuro mais sustentável para todos”, afirma Felipe, destacando que empresas são parte ativa na construção de um mundo mais consciente e equilibrado.
Outras práticas sustentáveis
Além das iniciativas voltadas para a preservação da água, o Natal Shopping também se destaca por suas práticas sustentáveis em outras áreas. Um exemplo é o Hub de Reciclagem, localizado na praça de Alimentação, onde os clientes podem depositar resíduos de plástico, papel, vidro, metal, eletrônicos, cápsulas de café e óleo de cozinha. Essa iniciativa incentiva o público a se engajar em ações de reciclagem e contribui para a redução do impacto causado no meio ambiente.
Outro projeto relevante é a parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) para reciclagem de restos de comida deixados pelos clientes na praça de alimentação. Esses resíduos são transformados em adubo orgânico, que é comercializado no espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2 ao lado da C&A. O valor arrecadado é destinado a ações socioeducativas como o Naty nas Escolas, que leva educação ambiental com uma peça da mascote do empreendimento para instituições de Ensino Infantil.