O documentário “40 Horas na Memória: a experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos-RN”, produzido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), teve exibição no Congresso Internacional Portugal, Espanha e Além Mar, promovido pela Universidade Nova Lisboa, de Portugal. A exibição aconteceu na última quinta-feira, 14, durante a Mesa: Educação, Povo e Estudante com o tema “Vozes de aquém e de além-mar: o pensamento de Paulo Freire nos movimentos revolucionários de Brasil e Portugal em contextos educativos”, apresentado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Adriano Gomes.
“A passagem de Paulo Freire por Portugal é tema da minha pesquisa de pós-doutoramento e trazer a experiência de Paulo Freire, em Angicos, por meio do documentário e livro produzidos pela Ufersa é de grande valia para que os acadêmicos daqui possam entender toda contribuição dada pelo pedagogo Paulo Freire no que tange a alfabetização de jovens e adultos no Brasil”, afirmou o professor Adriano Gomes.
Durante a mesa, o jornalista da Ufersa Passos Júnior, apresentou a experiência das 40 Horas de Angicos, documentada em vídeo e livro produzidos pela equipe da Assessoria de Comunicação da Ufersa. “Um momento que traduz a importância desse trabalho que destaca a Ufersa numa sintonia singular com o grande legado deixado pelo educador Paulo Freire, desenvolvido há mais de 60 anos, no Sertão de Angicos”, afirmou o jornalista ao conceber a importância do trabalho da equipe da Assecom/Ufersa que ultrapassa fronteiras com o reconhecimento internacional.
“Esta temática em tudo converge com as do Congresso, que visa justamente identificar e analisar as dinâmicas e os efeitos dos movimentos sociais e políticos que emergiram em vários contextos geográficos e culturais – Portugal, Espanha, Brasil, Cuba e toda América Latina”, considerou a organizadora do Congresso, Carla Baptista, a professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa. O Congresso teve como proposta aprofundar o conhecimento sobre as manifestações e representações culturais, artísticas e mediáticas associadas ao movimentos sociais surgidos após a revolução portuguesa e a transição espanhola.