No próximo sábado, 23 de março, às 16h, o Box da Casa do Cordel no Shopping Potiguarte será palco do lançamento da tão aguardada sétima edição da “Coleção Dez Mulheres Potiguares”. Esta coleção única de cordéis é uma homenagem às mulheres que deixaram sua marca na cultura e história do nosso estado.
Cada cordel narra, em versos, os perfis biográficos de figuras femininas que construíram e constroem a história do estado. Cada cordel traz consigo a energia criativa e a sensibilidade artística das escritoras e ilustradoras envolvidas, capturando não apenas a essência das mulheres homenageadas, mas também a diversidade e a riqueza da arte produzida no RN.
As capas dos cordéis são adornadas com gravuras feitas por renomadas artistas plásticas, ressaltando ainda mais a importância da arte e da cultura visual feminina. A Coleção “Dez Mulheres Potiguares” não é apenas a publicação em cordel de maior destaque no solo potiguar, mas também é uma iniciativa que visa fomentar e promover a participação das mulheres neste campo.
É um convite para que mais vozes femininas sejam ouvidas e mais talentos sejam reconhecidos e celebrados. Nesta sétima edição as homenageadas são a professora Ângela Paiva, nos versos de Fátima Régis; Cacica Lúcia Paiacu Tabajara, na lírica de Guadalupe Segunda; a calungueira Dona Dadi, na poesia de Rita Cruz; Dona Sônia, do grude de Extremoz, na métrica de Dorinha Timóteo; a indígena Luiza Cantofa, no versejar de Vani Fragosa; Maria Eufrosina Fernandes, na poética de Jardia Maia; a Cel. Margarida, nas rimas de Célia Melo (Bombom); Odaíza Pontes Galvão, do boi de reis, no versar de Geralda Efigênia; a escritora e professora Salizete Freire Soares, na escrita poética de Jussiara Soares e a jovem tenista, promessa do tênis brasileiro, Victoria Barros, na poética de Gorete Macêdo.
Já as gravuras que figuram nas capas ficaram a cargo das artistas Eliane Melo, Cecília Guimarães, Socorro Araújo, Bia Alecrim, Célia Albuquerque, Goreti Santos, JanaWan Wanderley, Mickaelly Fernandes e Cowmila Wanderley.