Separar as tampinhas por cores aumenta o valor de venda para reciclagem
Quem passou pela Praça ao lado da Igreja Matriz de Candelária nos últimos dias, percebeu uma tenda armada e várias mesas lotadas de tampinhas plásticas. É um mutirão para separação das tampas doadas ao projeto Tampinha da Inclusão, fundado em 2021 pelo vereador Tércio Tinoco. O projeto arrecada as tampas e vende todo o material para uma empresa de reciclagem. 100% da renda é revertida para a compra de cadeiras de rodas, que são doadas. Mais de 500 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já foram beneficiadas pelo projeto.
No ano passado, o projeto bateu recorde de coleta, com mais de 30 toneladas arrecadadas. “A cada dia cresce a adesão ao Tampinha da Inclusão, temos parceiros incríveis. Do cidadão comum que junta as tampinhas que usa em casa; a escolas e comércios que nos entregam toneladas de material”, celebra o vereador. Mas ele lembra que um outro trabalho é feito após o recebimento das doações: a separação das tampas por cores. “Separamos as brancas e transparente das coloridas. Essa divisão aumenta o valor agregado do material na hora da venda, gerando mais recursos financeiros e consequentemente, mais cadeiras de rodas”, diz ele.
Esse trabalho normalmente é feito por voluntários, apoiadores do projeto e a equipe do gabinete do vereador, que esta semana estão reunidos em um mutirão em praça pública, também para chamar a atenção das pessoas que ajudam ao projeto para a importância de entregar o material separado por cores sempre que possível. “Estamos chamando o mutirão de “Hora da Tampinha”, e toda ajuda será bem vinda. Estaremos na Praça Padre Antônio Vilela até o fim da tarde dessa sexta-feira. É também uma oportunidade para quem não conhece o Tampinha da Inclusão de entender como ele funciona”, diz Wesley Aureliano, voluntário do projeto.
Quem quiser apoiar a causa, pode entregar o material coletado nos seguints pontos de arrecadação: Câmara de Vereadores; escritório do vereador Tércio Tinoco em Candelária, em frente à Igreja Católica; Instituto Tércio Tinoco, na Av. Guaratinguetá, 612, Lagoa Azul; em todas as unidades do DNA Center. Para empresas, comércios e condomínios, o gabinete também dispõe de coletores, que podem ser solicitados pelo instagram @tampinhadainclusao ou pelo Whatsapp 98188-2221. As cadeiras de rodas são doadas a pessoas cadastradas e que passam por uma triagem da equipe do gabinete.