O NR festeja neste dia 15 de março, o aniversário de 37 anos do Complexo Educacional Henrique Castriciano, instituição integrante da Liga de Ensino, que congrega também a Escola Doméstica e a UNI-RN. Neste dia também se comemora o 150 anos do fundador da ED. Para comemorar o aniversário do Complexo Henrique Castriciano, o NR realiza hoje, amanhã e no dia 23 de março, o “Torneio 37 anos HC” aberto para todos os alunos nas modalidades Judô, Jazz, Natação, Tênis de Mesa, Futsal, Ginástica Artística e Basquete.
SOBRE O COMPLEXO HENRIQUE CASTRICIANO
O sonho da professora Noilde Ramalho de expandir as atividades educacionais através de uma escola mista tornou-se realidade em 15 de março de 1987, quando o HC foi oficialmente inaugurada, iniciando com a Unidade de Ensino do 1º Grau, o Complexo rapidamente se expandiu. Em 1988, o 2º Grau foi implantado com expansão da estrutura física. Em 15 de março de 1994, o Complexo Educacional Henrique Castriciano foi considerado concluído, contando com uma área construída de 12.264 m2, proporcionando condições ideais para estudo, recreação, artes, integração e lazer. Na unidade educacional também foi instituído o 52º grupo escoteiro Henrique Castriciano, um dos mais antigos da capital potiguar.
SOBRE HENRIQUE CASTRICIANO
Filho de Eloi Castriciano de Souza, comerciante e político em Macaíba, e Henriqueta Leopoldina Rodrigues, nasceu em 1874 na então Vila de Macaíba, de uma família de cinco irmãos, dentre eles Aura de Sousa. Criado pela avó Didinha, residiu em Recife, na Suíça e no Rio de Janeiro. Formou-se na Faculdade de direito do Ceará. um escritor e político, atuou como o 9.º vice-governador do estado, sendo responsável pela introdução do escotismo no RN. Em viagem pela Europa idealizou um instituição inspirou-se e idealizou uma instituição destinada a valorizar o cotidiano familiar e fazê-lo no plano da integração social da mulher. Criou a Liga de Ensino em 1911 e a fundação da Escola Doméstica em 1914. Fez-se professor emérito e foi fundador, junto com amigos, do complexo de ensino o qual engloba a Escola Doméstica de Natal, o Colégio Henrique Castriciano e hoje a UNI-RN. De grande talento literário escreveu artigos, crônicas e poesias para diversos jornais e revistas do país. Publicou livros e escreveu também peças. Morreu em 26 de julho de 1947, em Natal.