Colégio Porto implementa regras para uso do celular na escola seguindo nova legislação

A proposta tem por objetivo promover um “processo de desintoxicação” das telas e incentivar atividades de interações com o conhecimento para além das tecnologias.

Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia se tornou uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem escolar. No entanto, o uso excessivo de smartphones em sala de aula pode se tornar uma distração, comprometendo o foco e o aprendizado dos alunos. Diante dessa realidade, diversos estados brasileiros promulgaram leis que regulamentam o uso de celulares em escolas, incluindo o Rio Grande do Norte, com a Lei n.º 11.674. O Colégio Porto já vem implementado medidas que restringem o uso de smartphones, limitando-o aos propósitos pedagógicos.

A nova Legislação “veda” o uso do celular nos horários de aula nas escolas de ensino fundamental e médio, e é válida para as redes pública e privada. “No Colégio Porto nós já tínhamos alguns direcionamentos dados a partir do guia do aluno”, afirma Kennia Isís, orientadora pedagógica da escola. A professora ressalta que a escola reconhece o poder da tecnologia como ferramenta, mas defende seu uso consciente e direcionado.

Seguindo a legislação vigente e as diretrizes da UNESCO, o Colégio Porto reforça a proibição do uso não pedagógico dos aparelhos, promovendo um ambiente educacional focado e livre de distrações. Para garantir a efetividade da nova política, a escola mantém um diálogo constante com pais e alunos, esclarecendo as implicações da lei e buscando a colaboração de todos para um ambiente educacional saudável.

“Nas reuniões de apresentação do início do ano, conversamos muito com os pais a respeito do cumprimento desta lei aqui dentro da nossa escola, para além das diretrizes que já existiam. O uso excessivo das telas faz com que o aluno foque no que chamamos hoje de dopamina barata, a lei do pouco esforço que traz uma recompensa imediata. Então, isso vicia o cérebro, como mostram os estudos na área da neurociência, da psicopedagogia, da própria pedagogia e da sociologia”.

A orientadora pedagógica Kennia Isís destaca a importância de um “processo de desintoxicação” das telas, incentivando atividades que promovam interações com o conhecimento para além das tecnologias. “O Colégio Porto investe em metodologias ativas, recursos pedagógicos práticos e atividades lúdicas que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Assim, trazemos para o dia a dia práticas de ensino e aprendizagem que também são ferramentas e que podem ser utilizadas em conjunto com as novas tecnologias da educação”, destaca.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Matérias recentes

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

Publicações Recentes

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.