Em uma das principais avenidas da Zona Leste de Natal, apenas uma placa indica a existência do estádio Juvenal Lamartine. A fachada branca e azul, com portões verdes tem arquitetura pouco familiar para uma estrutura com campo de futebol. Administrado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) há alguns anos e com anuência de gestões estaduais anteriores, o estádio deve ser devolvido ao governo do estado. Segundo a subsecretaria de esporte, a ideia é transformar o local em um museu do esporte do Rio Grande do Norte.
A ideia não foi amplamente divulgada pelo Executivo estadual. Mas, nesta semana, a governadora Fátima Bezerra (PT), aproveitou a visita de André Fufuca, ministro do Esporte, e entre projetos de incentivo ao esporte apresentados, está a recuperação do estádio que já foi palco de episódios grandiosos do futebol potiguar. Questionada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Subsecretaria do Esporte e do Lazer apenas citou que o local seria “ampliado em termos de serviço ao esporte do estado”.
Nas redes sociais, o ministro adiantou que discutiu projetos considerados importantes para o esporte potiguar, como futebol feminino, a reforma do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) e o programa RN + Esporte e Lazer. O estádio não foi citado até por ainda não ter sido assumido pelo estado e continuar sob gestão da FNF.
Na última segunda-feira, 26, foi emitida pela Procuradoria Geral do Estado uma decisão determinando a intimação da FNF para que desocupe o estádio no prazo de 10 dias a contar da ciência do mandato. Caso não seja cumprida, haverá multa diária de R$ 10 mil e se em 15 dias a decisão não for cumprida, a reintegração será de forma compulsória. A FNF não respondeu se já recebeu visita de um oficial de Justiça com a decisão.
Uma fonte na FNF afirmou que o desejo da Federação é continuar com a gestão do Juvenal Lamartine. À reportagem, a assessoria de comunicação da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol informou que em 2023 foram mais de 120 partidas oficiais disputadas no local, considerando categorias de base e futebol feminino, sem gerar custos para os clubes locais e que a estrutura serviu para treinamentos de clubes e também seletivas.
DEVOLUÇÃO AO GOVERNO
A reintegração de posse do Estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal, aconteceu ainda no governo de Robinson Faria, mas a FNF conseguiu postergar a decisão. Mas, recentemente, ficou decidido que a edificação vai realmente ser devolvida ao Executivo estadual.
Fundado em 1928, teve um jogo entre ABC e Cabo Branco, da Paraíba, como partida inaugural, no dia 12 de outubro. Na ocasião, o alvinegro venceu por 5 a 2. Deão foi o encarregado de marcar o nome na história do local, ao marcar o primeiro gol. Em 1946, coube ao América fazer a primeira partida noturna no local, com vitória de 5 a 1 sobre o Treze de Campina Grande. Entre nomes notáveis do esporte, Garrincha foi um dos que jogou no local, vestindo a camisa do Alecrim em um amistoso contra o Sport, do Recife. A capacidade do local é de 5 mil pessoas.
Com informações do AGORA RN