A governadora Fátima Bezerra anunciou na última quinta-feira (29), em Portugal, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), as datas do Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa, que será sediado este ano no Rio Grande do Norte. O evento está agendado para ocorrer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em Currais Novos, entre os dias 25 a 28 de junho.
A conferência vai permitir o intercâmbio e troca de experiências entre os gestores dos 10 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. Atualmente, são cinco em Portugal e outros cinco no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó.
“Estamos ansiosos para receber os integrantes das unidades de conservação de Portugal e dos países da Língua Portuguesa em junho, na cidade de Currais Novos. Vamos apresentar as belezas do Brasil e do Rio Grande do Norte, começando pela diversidade do nosso povo e da natureza, além da cultura, gastronomia e música”, disse a governadora.
O Seridó Geoparque recebeu o reconhecimento pela Unesco como um território de relevância geológica internacional em abril de 2022, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques.
A unidade de conservação abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido do nordeste brasileiro, ocupando territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Segundo Marcos Nascimento, o Geoparque Seridó compreende uma região com 110 mil habitantes. Ele ressalta que o objetivo da unidade é garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável com o turismo. “Temos um trabalho pautado na preservação do patrimônio geológico de relevância internacional. Unimos a biodiversidade de um bioma unicamente genuinamente brasileiro, a caatinga, ao patrimônio cultural de um povo, o povo do Seridó”, destacou.