A ONG ReforAMAR atua no enfrentamento da pobreza através da oferta gratuita de reformas em moradias dignas à famílias e entidades, em situação de vulnerabilidade social. Neste mês de fevereiro, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN), a ONG conseguiu transformar a realidade de mais duas famílias, na cidade de São Gonçalo do Amarante.
A primeira família contemplada foi a do menino Matheuzinho, um adolescente de 14 anos que enfrentava diariamente desafios significativos decorrentes da paralisia cerebral e das barreiras de acessibilidade em sua residência. A mãe de Matheuzinho, Maria Graça, tinha dificuldades para entrar e sair da casa devido a obstáculos, como uma calçada elevada com uma rampa muito íngreme. O interior da residência também apresentava limitações, tornando complexo o uso da cadeira de rodas para transportá-lo. Com o objetivo de melhorar as condições de vida do jovem e proporcionar um ambiente mais adequado e acessível para suas necessidades, a ReforAMAR desenvolveu o projeto arquitetônico e executou a obra de melhorias na residência, que ganhou além da reforma do banheiro e da rampa de acesso, uma pintura completa da casa.
A segunda família contemplada foi a do Jorge, uma criança de 10 anos de idade, com síndrome de down, problemas respiratórios e na tireoide. O banheiro da casa foi construído inicialmente apenas no cimento, era completamente úmido, devido a infiltração que passava para outras paredes da casa e ficava com muito mofo e sujeira impregnada, e aos oito meses de vida Jorge desenvolveu pneumonia. Foi com muita dificuldade que a família conseguiu colocar cerâmicas de segunda mão e com defeitos no banheiro para não piorar o tratamento da criança. Com o tempo, a situação do banheiro piorou, o chão ficou oco, com risco de afundar e a parede do chuveiro ganhou uma rachadura profunda do teto ao piso. A mãe lamentava: “Eu não sei se um dia eu vou estar com Jorge aqui dentro e tudo vai desabar sobre a gente”. Após visita técnica, desenvolvimento de projeto arquitetônico, mão na massa envolvendo profissionais, voluntários e empresas parceiras da ONG ReforAMAR, o banheiro de Jorge foi reformado, e a fachada da casa ganhou um novo semblante com a revitalização da pintura.