O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, selecionou os 15 municípios potiguares que irão participar da edição 2024. A lista foi divulgada nesta terça-feira, 27. A proposta é que as ações coletivas das equipes aconteçam no período de 14 a 20 de julho. A assinatura dos termos de compromisso entre a UFRN e os municípios ocorre no dia 19 de março. A temática da ação deste ano é Saberes em Movimento: Conexões Culturais e Desenvolvimento Social no RN.
Foram selecionadas as cidades de Rio do Fogo, Caiçara do Norte, Boa Saúde, Serra de São Bento, Lagoa Salgada, Afonso Bezerra, Poço Branco, São Pedro, Lagoa de Velhos, Riacho de Santana, Viçosa, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Serra Negra do Norte e Monte das Gameleiras. A cidade de Campo Redondo ficou na suplência da lista. Os representantes dos municípios, caso tenham interesse, podem interpor recursos relacionados ao resultado, que devem ser encaminhados para o e-mail: trilhas@proex.ufrn.br.
As ações em 2023 foram realizadas entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, com a participação de 240 estudantes e 30 professores. Naquela edição foram visitados 15 municípios: Afonso Bezerra, Arez, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Frutuoso Gomes, José da Penha, Lajes, Passagem, Riacho da Cruz, Senador Georgino Avelino, Senador Elói de Souza, Serra Negra do Norte, Taboleiro Grande e Tenente Laurentino Cruz.
O Trilhas consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenas cidades do estado, com até 15 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São considerados os seguintes critérios para a seleção e classificação das localidades: IDH e IDEB do município; participação em anos anteriores; condições de trabalho e segurança oferecidas; e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores.