Promover a capoeira como manifestação da cultura de movimento humano e da cultura popular brasileira e contribuir para a formação continuada de capoeiristas. Essa é a proposta do Grupo Capoeira Brasil na UFRN, que existe desde 2006. O projeto de extensão promove nesta quarta-feira, 21, a Roda de Capoeira – Recepção do Formando Piloto, a partir das 19h, na Escola de Música (EMUFRN), com o professor Sidarta Ribeiro.
O docente, que atua no Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, é coordenador da ação extensionista e esteve ausente por um ano para desenvolver um trabalho na Fiocruz, no Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de cerca de 120 pessoas. A Roda será um reencontro de Sidarta Ribeiro com a comunidade da Capoeira em Natal.
O Grupo Capoeira Brasil tem mais de 30 anos de fundação, com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, e chancela a formação em Capoeira na UFRN por meio de um projeto extensionista com ações integradas, desde 2015, que envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, articulados ao tema transdisciplinar capoeira. O projeto atua por meio de uma parceria com o Complexo de Esportes e Eventos (Coespe) e Departamento de Educação Física (DEF), ambos da UFRN, e Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).
A Roda de Capoeira é patrimônio imaterial da cultura universal e um ritual consagrado nacional e universalmente, inclusive estabelecido no documento oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ou seja, o Dossiê do Inventário da Capoeira.