Você sabe economizar? Saiba como ensinar educação financeira às crianças

Contador orienta maneiras para incentivar relação saudável com o dinheiro desde a infância para evitar relação problemática com dinheiro na vida adulta

Para algumas crianças, o período escolar já começou e a volta às aulas pode ser a oportunidade perfeita para pais e responsáveis introduzirem a temática da organização financeira para os filhos, aumentando assim a responsabilidade dos pequenos e ensinando como cuidar do seu dinheiro de forma equilibrada.

Para o contador e docente do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Daniel Negreiros, é muito importante que essa conscientização seja feita desde a infância para formar uma relação saudável com o orçamento na vida adulta, evitando compras impulsivas e até a criação de dívidas. Os números expressam a urgência e importância dessa atitude: de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro a cada dez brasileiros estavam em situação de inadimplência em dezembro de 2023. São ao todo 66,12 milhões de pessoas com dificuldades para pagar suas dívidas. 

Para mudar esse quadro para as gerações futuras, Daniel explica as diferentes formas que o mundo das finanças pode ser apresentado. “De início, o exemplo prático é a melhor forma de estimular a criança a também querer adotar práticas econômicas. Os filhos aprendem copiando os comportamentos dos pais, então se a criança observar práticas controladas com o dinheiro, gastos feitos com itens necessários, de forma planejada, quando tiver liberdade de comprar produtos por conta própria, ela também buscará poupar instintivamente”, orienta. 

Alinhada a essa liberdade, o contador sugere estipular metas e determinar um período de tempo que o dinheiro recebido precisará durar. E outra dica é, ao dar a mesada, ensinar os filhos a manter um controle por escrito do que gastou ao longo do dia ou semana. 

“No próprio caderno da escola, pode-se fazer um registro com as datas e  as quantias que eles receberam e gastaram. Depois, o saldo obtido passa sempre pela verificação dos pais para que eles possam ser orientados sobre o que querem fazer com o dinheiro que sobrou, ou por que gastou tão rapidamente e outras questões”, ensina o docente para que, de forma leve, conceitos sejam ensinados.

Lamonier Araújo

Lamon é o apelido carinhoso que Lamonier Araújo, Jornalista potiguar formado pela UFRN, recebe de seus amigos. Sempre disposto a ajudar a turma com dicas de lazer no Rio Grande do Norte, resolveu criar esse espaço pra facilitar a vida da galera. É repórter, produtor, baladeiro, desenrolado…

Siga-me no instagram

Matérias recentes

Inscreva-se na nossa Newsletter

Assim, sempre que lançarmos alguma matéria você será notificado.

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Parece que algo deu errado.
Edit Template

Sobre

O Blog do Lamon é um local de informação e diversão. Onde tem festa hoje? Tem alguma coisa no teatro? Tô liso e agora? Aqui você encontra diversão, e respostas para tudo que acontece na cultura, arte e lazer no Rio Grande do Norte. Mais do que um blog, aqui vamos dar espaço para eventos culturais, economia criativa, projetos artísticos e tudo que os outros não contam, a gente conta pra você. Não importa a cidade ou região, aqui basta ser potiguar, pra virar notícia. O que você quer saber?

Publicações Recentes

© 2024 Blog do Lamon – Todos os direitos reservados.