Um intercâmbio musical está prestes a acontecer nos próximos dias, e nesse caso, não se trata do Carnaval. A produtora cultural Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais e o maestro Linus Lerner, diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e da Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO) – orquestra filantrópica em atividade nos Estados Unidos – partem rumo à cidade de Ibagué, conhecida mundialmente como a “Capital Musical da Colômbia”. O motivo? É que a cidade foi escolhida para a realização do Festival de Ópera 2024, organizado pela SASO. A ideia do projeto é desenvolver a realização de Óperas pela América Latina.
Envolvida, há sete anos, no planejamento e produção do Festival de Ópera, a produtora cultural da MAPA Realizações Culturais, Tatiane Fernandes explica que as visitas técnicas à cidade colombiana pretendem mapear espaços culturais onde será realizado o Festival. “Iremos analisar as condições dos teatros, que irão sediar a realização de 03 óperas, das classes individuais e masterclasses para cantores e cantoras. A viagem também tem como objetivo consolidar parcerias com a gestão de cultura do local e com instituições de ensino de música ou centro cultural para receber as aulas e o Concurso Internacional de canto Linus Lerner, também previsto na programação do evento. Esse concurso envolve professores, cantores e jurados de todo mundo”.
E uma boa notícia para o cenário artístico potiguar. Como reflexos da atuação no Festival de Ópera, Tatiane destaca a captação de ideias e fortalecimento dos trabalhos de incentivo ao canto lírico, também por aqui. “Através dessa visita técnica e do Festival de Ópera como um todo, conhecemos novos talentos da América Latina e construímos parcerias para a temporada da OSRN”.