A campanha “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” do carnaval 2024 segue o mote do ano passado e aborda, principalmente, o enfrentamento à violência sexual com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes, e o combate ao trabalho infantil.
Engajada na Campanha por meios de suas redes sociais, a SETHAS e a SEMJIDH, como parte das redes nacionais de promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, convidam a sociedade em geral, órgãos governamentais, prefeituras, conselhos estaduais e municipais, organizações não governamentais, setor privado e equipamentos de proteção a aderirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2024.
Puxada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e outras entidades, a Campanha é uma mobilização nacional.
No Rio Grande do Norte, a SETHAS, por meio da Coordenadoria Estadual da Política de Assistência Social (COPAS), e a SEMJIDH solicitam a rede de assistência social a participarem da mobilização nacional, ressalta a subcoordenadora da Proteção Social Especial (PSE) da SETHAS, Larissa Carvalho.
No período de grandes eventos e festas como o carnaval, infelizmente, destaca Larissa Carvalho, são comuns as violações de direitos de crianças e adolescentes. Como destaca o site da campanha (https://www.facabonito.org/carnaval), complementa ela, isso acontece em decorrência da ação ou omissão de pais e responsáveis, da sociedade.
Se presenciar ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes, denuncie:
Disque 100;
Conselho Tutelar;
Polícia Civil e Delegacias especializadas;
Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal;
E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie.
Em nível estadual, a campanha é uma parceria da SETHAS com a Semjidh que atua com a Ouvidoria de Direitos Humanos. Em casos de denúncias é preciso acionar (84) 9 8147-3498 e/ou o e-mail ouvidoria.semjidh@admin