O bloco Guaxinim foi criado em 2016 no rastro do movimento de resgate do carnaval de rua em Natal iniciado lá nas décadas de 1980 e 1990. Também teve como finalidade festiva reunir foliões e levá-los a passos de marchas e frevos para o tradicional Baile de Máscara realizado há anos no Largo do Atheneu, evento onde o prefeito abre oficialmente o reino da folia entregando a chave da cidade ao Rei Momo.
Este ano, o velho Largo foi interditado por obras que infelizmente não puderam ser concluídas antes do carnaval. O fato também acabou cancelando a edição 2024 do Baile Máscara, suspendendo automaticamente a saída do Guaxinim e seu objetivo original de arrastar seus integrantes para o Atheneu .Mas, para os guaxinims não passarem em branco nos dias de folia, o bloco se uniu à Orquestra Potiguar de Frevo e vai juntar suas tropas na segunda-feira no Átma Rooftop, em Ponta Negra, no evento carnavalesco “Guaxinim no Telhado”.
A concentração inicia às 16h e a banda do maestro Radan começa a tocar às 19h. Não haverá esse ano vendas de ingressos, cada um se fantasia como quiser. O acesso ao Átma é livre, mas é possível fazer reservas de mesa até às 18h da segunda-feira ou até completar a lotação.