Tem novidade no Carnaval de São João do Sabugi RN! A tradicional festa do Zé Pereira, com mais de 100 anos, agita a madrugada do domingo de carnaval, reunindo uma multidão de papangus. Como acontece todos os anos, as crianças geralmente não participam. Em 2024, sob organização de Isaac Nóbrega e Sidrac Santos, acontece um evento na programação do carnaval, alusivo ao Zé Pereira e direcionado para crianças.
O Zé Pereira para crianças será dia 08 de fevereiro, às 17h, com concentração no Cruzeiro de São João do Sabugi RN. No percurso terá um jovem com a cabeça do Zé Pereira e orquestra de frevo. Através da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, do Governo Federal, houve oficinas de confecção e pinturas de máscaras ministrada por João Zacarias de Medeiros, na Casa das Artes, reunindo mais de 30 crianças. A oficina contribui para preservação da tradição do papangu no Município e participação das crianças na festa do Zé Pereira para crianças.
Quem foi Zé Pereira?
Zé Pereira é o apelido de José Nogueira de Azevedo Paredes, um sapateiro português que morava no Rio de Janeiro. Em 1846, ele reuniu alguns amigos para um propósito: batucar pela cidade durante o Carnaval.
Até então, o Carnaval no Brasil, introduzido no país quando ainda era Colônia de Portugal, já flertava com fantasias e algumas brincadeiras de “mela-mela”, mas não tinha músicas muito específicas. Nos salões do século XIX, o Carnaval era animado principalmente com valsas e óperas.
Tudo mudou com Zé Pereira. O animado folião pegou um bombo, um instrumento de percussão, e saiu fazendo barulho e chamando atenção da vizinhança. animação de Zé Pereira empolgou os amigos e a festa começou a ter outros ritmos, que, com o passar dos anos, foram se popularizando e atraindo mais e mais foliões para comemorar o Carnaval.