O projeto Dançando Forró na UFRN, ação de extensão do Departamento de Educação Física (Defis) da UFRN, recruta colaboradores para atuar como instrutores de dança e ajudar nas atividades. As inscrições ocorrem entre os dias 29 e 30 de janeiro, por meio de um formulário que será liberado no Instagram do grupo.
Para participar da seleção, é preciso ter concluído o nível básico do curso Forró na UFRN. O processo seletivo inicia no dia 3 de fevereiro. A ação tem como objetivo oportunizar vivências significativas do forró, e propagar a cultura do estilo pé de serra.
Sobre o projeto
Adriano Alves, colaborador do projeto, conta que o Dançando Forró na UFRN nasceu do amor pela dança de um grupo de estudantes de Educação Física da Universidade. Durante um intercâmbio em Toronto, em 2015, eles participaram de aulas de forró pé de serra, mas, ao voltarem a Natal, não encontraram academia de dança especializada no gênero.
“O grupo teve a iniciativa de iniciar o ensino e a prática do ritmo na UFRN, dando origem ao projeto e promovendo a cultura local e a vivência com as danças populares, em especial o forró. Os integrantes acreditam que esse conhecimento pode contribuir para amplificar o sentido da educação, não só pautada na técnica, mas na inserção dos indivíduos no universo da cultura e da arte”, explica Alves.
O projeto oferece vagas para aulas de forró gratuitas e estão abertas à comunidade. Todo início de semestre, o grupo abre inscrições, pelo Instagram, para novos alunos. O único pré-requisito é ter acima de 18 anos. Os participantes têm acesso a aulas teóricas e práticas e desenvolvem habilidades, como ritmo, musicalidade e consciência corporal.